Serviços

METODOLOGIA

O Centro Terapêutico Lopes tem como objetivo o tratamento para dependentes de substâncias psicoativas e outras compulsões, através de um programa baseado na Filosofia Day Top.

SISTEMA VOLUNTÁRIO E PARCERIA COM INVOLUNTÁRIO

Seguimos a trilogia da Febract (Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas): conscientização, atividades da vida diária e espiritualidade:

- CONSCIENTIZAÇÃO: Fazer com que o residente, crie a consciência sobre sua situação, e interiorize as "ferramentas" para lidar com suas dificuldades emocionais e sentimentais.

- ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA: O objetivo da atividades da vida diária é o resgate da autoestima e do senso de responsabilidade, o prazer de fazer algo bem feito, de produzir, de ser útil, descobrir e desenvolver habilidades, aprimorar a conduta e o caráter, além de desenvolver a preocupação à atenção e a noção do começo meio e fim.

- ESPIRITUALIDADE: A espiritualidade é a principal abordagem terapêutica, pois consiste em promover o despertar espiritual. Não se trata de religião e sim do total egocentrismo, onde será tratado todos os sentimentos mal resolvidos, buscando o contato consciente com Deus.

REUNIÕES DE T.R.E

Terapia Racional Emotiva, são reuniões semanais que ensinam o residente a como lidar com os sentimentos. Estudamos: A raiva, a vergonha, rei bebê, o luto, pensamento destrutivo e outros temas.

REUNIÕES DE PARTILHA DE SENTIMENTO

As reuniões de partilhas de sentimento são promovidas para que o residente possa exteriorizar, compreender e aprender a lidar com seus sentimentos de raiva, dor, alegria, amor entre outros.

REUNIÃO DE 12 PASSOS

Estas reuniões utilizam os moldes dos grupos de A.A. e N.A.; levando seus princípios e tradições espirituais. São reuniões de autoajuda baseada na troca de experiência.

DINÂMICAS DE GRUPO

As dinâmicas de grupo são aplicadas por profissionais com objetivo de promover reflexões para que o residente possa perceber as desvantagens de fazer uso de substancias psicoativas e as vantagens de permanecer limpo, além de tratar outros temas de grande importância para a recuperação.

TERAPIA OCUPACIONAL

O Centro Terapêutico Lopes conta com o profissional da área da saúde, o Terapeuta Ocupacional, que atua na reabilitação psicossocial do indivÍduo, visando a autonomia e independência das atividades de vida autônoma e social. Através de atividades de preferência escolhida pelo próprio paciente, o terapeuta ocupacional consegue avaliar, planejar e criar estratégias, afim de reestruturar seu cotidiano. Na relação triádica (terapeuta, paciente e atividade), o terapeuta ocupacional possibilita a expressão, promove a reflexão sobre sua história de vida e problemática do uso abusivo de substâncias que alterem o humor. Criar hábitos saudáveis, uma melhor organização pessoal, tolerância, auto valorização, responsabilidades, tornando capaz de resgatar suas potencialidades, descobrindo e desenvolvendo novas habilidades. Para que paulatinamente o paciente consiga adquirir independência emocional e gerenciar a própria vida.

PSICOTERAPIA INDIVIDUAL

Terapia desenvolvida pelo profissional especializado, com o objetivo de promover o autoconhecimento e fortalecer recursos internos para lidar com conflitos pessoais, resinificando valores perdidos, visando como objetivo final uma nova estrutura para sua vida.

PSICOTERAPIA EM GRUPO

Desenvolvida por profissionais de psicologia com objetivo de tratar questões pessoais em grupo buscando o fortalecimento das relações entre o grupo.

TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO

O residente é constantemente avaliado pelo psiquiatra na fase da crise de abstinência e diagnóstico de outras comorbidades a serem tratadas.

PALESTRAS

As palestras devem ser realizadas pelos profissionais do Centro terapêutico e por convidados, como membro de A.A. e N.A. para abordar temas relacionados a dependência e a recuperação, buscando esclarecer, motivar e conscientizar o paciente.

P.P.R

Programa de prevenção a recaída, essa reunião é muito importante, mostramos para os residentes algumas ferramentas que devem ser utilizadas após o período de internação.

VÍDEO TERAPIA

Apresentação de filmes que contenham mensagem de crescimento pessoal para ser discutido em grupo.

RESSOCIALIZAÇÕES

O Centro Terapêutico oferece ao residente a oportunidade após o terceiro ou quarto mês de tratamento, passar cinco dias junto aos seus familiares e retornar para apresentar as dificuldades que teve e tratar seus pontos fracos.